Disponíve em: http://www.cnj.jus.br
Uma carta com A.R. enviada pelos correios leva no mínimo 3 dias para ser entregue, chegando a semanas em alguns casos, voltando o AR também em papel para o endereço do remente, levando mais alguns dias.
O status do envio da mensagem AR-Email (enviada, recebido, aberta ou erro) são atualizados automaticamente. É possível emitir um novo recibo com o status mais atualizado a qualquer momento.
Reunião de várias tecnologias e procedimentos, que garantem a segurança e a validade jurídica.
Uma carta com AR enviada pelos correios há um custo maior, além dos custos de papel, tinta, tempo de funcionários e vários transportes de ida e volta de papeis.
Com o AR-Email a mensagem é encaminhada e devolvida em segundos, por um único e reduzido valor.
Todo o procedimento – digitar, imprimir, assinar, reconhecer firma (quando for o caso), envelopar e endereçar, levar ao correio, que o leva ao destinatário, que assina o recebimento, retornando o AR ao remetente – leva muitos dias, com muitas despesas e desgastes ao meio do ambiente – além de, pela grande manipulação e circulação, estar sujeitos a fraudes de inúmeras maneiras.
De forma eletrônica, o documento segue direto ao destinatário – imediatamente, sem intermediários, on line – com toda a segurança para o remetente que é notificado quando o e-mail é recebido, gerando todas as comprovações de recebimento.
Todos os e-mails são transmitidos com o protocolo de segurança SSL, para evitar adulterações e garantir a validade/integridade dos envios. Todas as informações trafegadas são criptografadas.
O remetente terá a comprovação de que o e-mail enviado (para o endereço fornecido pelo próprio destinatário*), foi recebido e aberto em determinado dia e hora, ou que foi recebido, mas não foi aberto, ou que não foi recebido.
(* O endereço de e-mail fornecido pelas partes em qualquer relação jurídica é exigência do novo Código de Processo Civil, quando inclui este endereço eletrônico como requisito da petição inicial.)
A Platafoma Ar-Email informa o status no momento em que o destinatário abre o e-mail – recebendo então o Carimbo do Tempo, ficando registrado o dia e hora do efetivo recebimento do e-mail.
Com a Infraestrutura de Chaves Públicas é garantida a autoria, a integridade e a inviolabilidade dos documentos. Evitando a circulação e manipulação dos documentos por muitas pessoas, a possibilidade de fraudes é muito reduzida, praticamente eliminada.
De empresas, escritórios e vários profissionais que poderão realizar vários procedimentos e consultas em poucos segundos, on line.
Os documentos enviados pelo Sistema AR-Email ficam armazenados com segurança e confidencialidade dentro da plataforma, disponíveis às partes.
Total privacidade dos documentos legais, que são criptografados e submetidos a políticas internas de segurança para garantir que nem mesmo funcionários do suporte ao cliente, tenham acesso ao conteúdo de documentos confidenciais.
O novo Código de Processo Civil e inúmeras outras leis já prevêem, e outras até exigem, procedimentos eletrônicos.
Papel, tinta, vários transportes de ida e volta de papeis (combustível, poluição, trânsito) são eliminadas pelo uso do Sistema AR-Email.
Segundo dados do site Consultor Jurídico, até 2006, quando entram em vigor as Leis 11.419/2006, que dispôs sobre a informatização do processo judicial e a Lei 11.280/2006 que preparou o Código de Processo Civil para o processo eletrônico com a inserção do parágrafo único do artigo 154, o Judiciário brasileiro gastou 46 milhões de quilos de papel por ano – o equivalente a 690 mil árvores ou 400 hectares de desmatamento e 1,5 milhão de metros cúbicos de água, e apenas o Supremo Tribunal Federal movimentou, só no ano de 2006, mais de 680 toneladas de papel.
Após a promulgação dessas Leis, o Poder Judiciário começa a resolver o problema ambiental de utilização demasiada de papel, melhorar a celeridade processual e o acesso a justiça de todos os cidadãos.
Dados fornecidos pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) informam que a Justiça ineficiente causa a redução da taxa de crescimento de longo prazo em 25%. Já o Brasil com justiça eficiente pode crescer 0,8% ao ano, a produção nacional pode aumentar 14%, o desemprego cairia quase 9,5% e o investimento aumentaria em 10,4%.[21][21] GARCIA, Sérgio Renato Tejada. Processo Virtual: uma solução revolucionário para a morosidade.
Disponíve em: http://www.cnj.jus.br
O arquivamento de cada documento leva uma média de 5 minutos. A esta taxa, 12 documentos são armazenados a cada hora.